A lista levou em conta aproximadamente 3.000 queixas de consumidores, que necessitaram de orientações e mediação do Procon em casos de compras de imóveis.
Segundo o Procon, as principais queixas são a respeito de:
- Não cumprimento de contrato/proposta
- Dúvidas sobre cobrança
- Cobrança de taxa indevida (elaboração de contrato, aferição de idoneidade, etc.)
- Qualidade da construção (vícios, defeitos, vazamentos, impermeabilização, etc.)
- Devolução de sinal, valores pagos (negocio não concretizado)
Já as construtoras com maior número de reclamações são:
1º GAFISA / TENDA 131
2º PDG 57
3º MRV 46
4º NOVA DELHI INCORPORADORA 25
5º ATUA 21
6º CAPRI INCORPORADORA 12
7º CURY CONSTRUTORA 12
8º LIVING 11
9º BROOKFIELD 9
10º TRISUL 8
O Procon informou ainda que verificou um aumento significativo no número de reclamações sobre atrasos na entrega de imóveis.
Este índice é preocupante, pois pode ser um indicador de que as construtoras estão perdendo o fôlego, e ficando sem condições de atender à grande demanda.
Esta grande demanda também é preocupante, pois pode ser um sintoma de Bolha Imobiliária, com uma grande influência dos especuladores na demanda.
Os preços do mercado imobiliário brasileiro estão começando a não corresponder ao poder de compra dos consumidores, e o alto custo dos financiamento tem feito com que a demanda por imóveis reduza a cada ano.
Para saber mais visite o site do Procon, no seguinte endereço: