O hotel no Rio de Janeiro que vai hospedar a seleção italiana durante a Copa do Mundo foi multado durante vistoria do serviço de defesa do consumidor, o Procon, na última segunda-feira.
A fiscalização encontrou no Hotel Portobello Resort & Safari, na cidade de Mangaratiba, quase 50kg de alimentos impróprios para o consumo. O hotel tem 15 dias para apresentar a defesa, e a multa será calculada posteriormente ao recurso.
Vistoria encontrou alimentos impróprios para consumo no Hotel Portobello. Foto: Divulgação/PROCON-RJ — Tinha produto vencido desde o mês passado, que estava ali pronto para ser ofertado ao consumidor. É inadmissível. Tudo foi descartado pelos agentes. Esse hotel foi autuado e vai apresentar defesa e justificativa, se é que elas existem. Ele será multado — disse o diretor de fiscalização do Procon-RJ, Fábio Domingos.
Na manhã desta terça-feira, a direção do Portobello se manifestou por meio de sua assessoria de imprensa e afirmou que que, devido ao grande movimento do público, houve uma falha no descarte dos alimentos, que teriam passado apenas um dia do prazo de validade. — Nenhum alimento, porém, foi servido fora do prazo de validade ou em condições duvidosas. O hotel está 100% comprometido com as boas práticas de manipulação de alimentos.
O Portobello informou que a procedência e qualidade dos alimentos servidos no resort é “absolutamente confiável" e que massas e carnes seriam recebidas frescas, semanalmente, para a renovação dos estoques.
Na visita ao hotel, o Procon também constatou que não havia um cartaz do Disque Procon 151, que o local não fornecia preservativos nem fazia divulgação com relação à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. A fiscalização faz parte da operação que já vistoriou restaurantes de cozinha internacional e hotéis pelo Rio onde vão ficar delegações internacionais de futebol.
Fonte: Diário Catarinense